top of page
phoca_thumb_l_20240103_fachadas_hub_betomonteiro 11.jpg

Medicina da Criança e do Adolescente

Bem-vindo(a) à Medicina da Criança e do Adolescente!

Nesta aba, dedicamos nosso espaço à formação acadêmica e ao aprimoramento contínuo na fascinante área da saúde infantojuvenil. Explore conteúdos relevantes e aprofunde seus conhecimentos!

Neurologia Pediátrica

Sejam muito bem-vindos a este espaço, dedicado ao ensino e aprendizagem da Neurologia Infantil!

Esta iniciativa faz parte de uma das atividades do Projeto de Extensão – “Liga Acadêmica de Neurologia Infantil - Linei, que tem como objetivo central reunir alunos interessados no tema, a fim de revisar conceitos e promover a atualização de assuntos com enfoque no conhecimento e aprimoramento semiológico.

Nesta primeira fase, nós organizamos esta página, pensando, em especial, como aproximar o aluno da criança, facilitando e desmistificando a execução de todas as etapas do exame físico neurológico. Numa segunda fase, pretendemos facilitar o processo de consolidação e sedimentação de conceitos teóricos neuroanatômicos, neurofisiológicos, semiológicos, aplicados na prática clínica.

Aqui, alunos de graduação e pós-graduação, orientados por Professores e Preceptores ensinam a você, como examinar a criança e identificar sinais neurológicos, utilizando recursos audiovisuais didáticos, dinâmicos e acessíveis, sempre com o cuidado de cumprir as normas técnicas e éticas vigentes. Todos os responsáveis pelas crianças, cujas imagens são apresentadas, assinaram termo de consentimento livre e esclarecido.

 

Você terá oportunidade de explorar as sutilezas na realização do exame padronizado normal e observar atentamente as particularidades dos sinais neurológicos anormais. Mergulhe nesta viagem fascinante, onde a teoria ganha vida e emoção, utilizando registros reais e instigando o interesse e o aprendizado no espetacular mundo encantado da Neurologia Pediátrica.

Técnicas de obtenção do Exame Físiico Nerológico normal, conforme idade:

  • Exame neurológico do Recém-Nascido

  • Exame neurológico do Lactente

  • Exame neurológico da Criança Maior em 5 minutos

  • Exame neurológico compartimentalizado:

1. Miniexame do estado mental

2. Avaliação dos Pares cranianos

3. Avaliação da força muscular e motricidade

4. Avaliação dos reflexos

5. Exame da sensibilidade

6. Exame da coordenação

  • Marcos do Desenvolvimento Neuropsicomotor

Exame Neurológico do Recém-Nascido

Inicialmente, ao realizarmos o exame neurológico em um recém-nascido (RN) de 24h de vida, avaliamos o grau de alerta, uma função neurológica de alta sensibilidade que reflete a integridade das funções corticais. No início do exame, o estado comportamental do recém-nascido foi classificado como Estado 2 (sono ativo), caracterizado pela ausência de abertura ocular e vocalização, além da presença de movimentos grosseiros e respiração irregular. Em seguida, realizamos a aferição do perímetro cefálico com fita métrica, obtendo uma medida de 34 cm, adequada para a idade. Ainda na avaliação do segmento cefálico, as dimensões da fontanela anterior e posterior foram, respectivamente, 3x2 cm e 1x1 cm (sentido sagital x sentido coronal).

A avaliação completa dos pares cranianos é limitada em recém-nascidos, haja vista a necessidade de cooperação do paciente em determinados testes. No entanto, avaliamos o nervo óptico (II par craniano) ao incidir um foco luminoso nos olhos do RN, observando os reflexos fotomotor e consensual. O reflexo glabelar foi obtido ao percutir a glabela do RN, permitindo avaliar a integridade das vias aferentes do V par craniano e as vias diferentes do VII par craniano. Além disso, para avaliar a capacidade auditiva (VIII par craniano) utilizamos um estímulo sonoro com estalos dos dedos próximos ao ouvido do bebê. Já os nervos glossofaríngeo e vago (IX e X par cranianos) foram avaliados pela observação da deglutição durante a amamentação.

O exame motor foi conduzido mediante a movimentação passiva das articulações seguida da manobra de tração, que permitiu verificar o tônus global e cervical. Completamos essa avaliação com as manobras de rechaço e cachecol, importantes para avaliar, respectivamente, a força muscular e descartar a presença de hipertonias ou hipotonias nos membros.

Considerando a dificuldade em obter determinados reflexos tendinosos em recém-nascidos, avaliamos a simetria e resposta dos reflexos patelar e aquileu. Por fim, investigamos a presença de reflexos primitivos, incluindo: Moro, Preensão Palmar e Plantar, Cutâneo-plantar, Voracidade, Endireitamento, Galant, Placing eMarcha Automática.

bottom of page